Anuncie sua empresa
O que é Arquitetura Sustentável?

O que é Arquitetura Sustentável?

A Arquitetura Sustentável têm se tornado uma forte tendência no mercado imobiliário. No artigo desta semana vamos te mostrar como é possível unir a sustentabilidade à Construção Civil. Confira!

Mas, você sabe o que é Arquitetura Sustentável e quais as vantagens?

Resumidamente, a Arquitetura Sustentável, tem como objetivo minimizar impactos no meio ambiente e proporcionar uma melhor qualidade de vida aos donos do imóvel. Ela pode ser usada em pequenas casas, apartamentos, escritórios e até mesmo em grandes edifícios comerciais.

Os profissionais responsáveis por essas construções realizam um trabalho incrível, sempre observando e analisando quais materiais poderão ser usados para erguer edifícios que almejem a sustentabilidade.

Mas, o que é Arquitetura Sustentável?

Nada mais é que um novo modelo de construção que tem como objetivo principal, projetar edifícios que gerem cada vez menos impactos no meio ambiente.

É exatamente esta área que dá origem às construções sustentáveis, suas principais características são:

  • - Uso racional de matérias-primas naturais;
  • - Gerar melhor qualidade de vida;
  • - Adesão de novas tecnologias para a otimização do consumo energético;
  • - Adequação às normas de descarte de resíduos e materiais;

Vantagens da Arquitetura Sustentável

  • Gera maior bem-estar e benefícios para a saúde
  • Além de reduzir a quantidade de poluição, que sem dúvidas tem impacto na saúde das pessoas ao redor, esse modelo de construção melhora a saúde física e o bem-estar dos ocupantes do imóvel e também da vizinhança.

  • Preservação do meio ambiente
  • O setor da construção civil é um dos principais responsáveis pelos impactos ambientais em todo o mundo.

    De acordo com dados do Conselho Brasileiro de Construção Sustentável, o setor consome 75% dos recursos naturais, 20% da água nas cidades e gera cerca de 80 milhões de resíduos/toneladas por ano.

  • Investimento
  • Edificações Sustentáveis são mais valorizadas no mercado imobiliário. Para aquelas pessoas que alugam ou compram, além de colaborar com algumas práticas de ESG (Governança Ambiental, Social e Corporativa), a redução de custos operacionais é um dos principais atrativos.

    Afinal, com fontes de energia limpa e reciclagem de água, o custo com água e energia, por exemplo, acabam diminuindo consideravelmente.

  • Mais Eficiente
  • Essas construções se preocupam com a eficiência hídrica e energética, além de focar na diminuição de desperdício de materiais e também nas distâncias que eles percorrem para chegar até a obra.

Propósito do Design Sustentável

A arquitetura sustentável tem como princípio criar ambientes saudáveis e ao mesmo tempo reduzir danos ambientais.

A sustentabilidade na arquitetura pode estar presente nos projetos de orientação, na escolha dos materiais e até mesmo nos métodos de construção.

Um projeto assertivo, em termos de funcionalidade, e fatores ambientais é capaz de afetar positivamente a saúde e a qualidade de vida dos ocupantes. Projetar de maneira eficiente é usar soluções integradas e tecnologias sustentáveis.

Gostou desse artigo? Continue navegando em nosso blog e fique por dentro de tudo o que rola na área da Construção Civil.

Leia também: