Qual a diferença de obra Comercial X Residencial?
Há muitas diferenças entre obras residenciais e comerciais, não só em sua estrutura como também em documentações necessárias para construir adequadamente. Veja no artigo!
Prédios comerciais, geralmente são projetados para terem aspectos mais atraentes, com objetivo de chamar a atenção dos consumidores e estão localizados em diversos pontos de uma cidade.
Além disso, em alguns projetos comerciais, os contratos podem sofrer mudanças, além de a empreiteira responsável trabalhar com fornecedores e funcionários sub contratados para atender alguns objetivos específicos. Em alguns casos, é possível trazer especialistas em design moderno que trabalharão em conjunto com empreiteiros tradicionais.
Já as obras residenciais seguem um mesmo padrão. Os espaços e as funcionalidades tem como objetivo de proporcionar o maior conforto aos futuros moradores, por isso, alguns padrões de medidas são usados nesses projetos. Além disso, os materiais utilizados são diferentes, visto que uma casa precisa ser durável e não deve sofrer muitas mudanças ao longo do tempo.
7 Elementos que diferenciam a construção comercial da construção residencial
As indústrias da construção civil e comercial possuem inúmeras particularidades da indústria da construção.
Enquanto a construção comercial trabalha com a criação de ambientes para instalações centradas no comércio e a construção residencial se concentra apenas nas residências. Saber a diferença entre um e outro, ajuda a evitar conceitos equivocados. Veja mais abaixo:
- Uso da construção
- Funcionalidade da Construção
- Equipamento selecionado para construção
- Prazos do Projeto de Construção
A construção residencial está associada à construção de casas, apartamentos, vilas ou qualquer outra estrutura em que as pessoas moram.
Por outro lado, a construção comercial é usada para fins comerciais, que envolvem a construção de edifícios, instalações industriais e quaisquer outros estabelecimentos comerciais associados.
Afinal, um edifício comercial deve servir o propósito de administrar diferentes negócios com uma estrutura única.
A construção residencial tem como objetivo exercer a função para uso doméstico.
Já a comercial, possui funções mais extensas, incluindo teatros, armazéns, hospitais, prédios de autoridade local e muito mais.
Construções comerciais são construções grandes. Por isso, essas construções exigem a presença de enormes andaimes, guinchos, equipamentos sofisticados e ferramentas de alta potência.
Projetos residenciais não exigem equipamentos tão caros, algumas ferramentas como betoneira, cortadores de pisos e outras ferramentas simples, dão conta de boa parte do trabalho.
Seja uma construção comercial ou residencial, os proprietários e construtores desejam que seu projeto seja concluído o mais rápido possível. Se compararmos o prazo de projeto de ambos, a construção comercial, em geral, tende a se mover mais rapidamente se comparada à construção residencial.
A construção comercial emprega mais trabalhadores e ferramentas, diminuindo consideravelmente o tempo da obra.
No caso dos projetos residenciais, o número de trabalhadores empregados é menor e o proprietário tende a ter que tomar decisões ao longo da obra, aumentando assim o tempo da construção.