Anuncie sua empresa
O que é BIM?

O que é BIM?

Você já ouviu falar sobre BIM mas ainda não tem muita noção de como funciona e o que significa? Esse artigo é foi feito especialmente para você!

Desde a década de 60, todos os processos de produção têm buscado implementar algumas ferramentas tecnológicas e computacionais que gerassem melhorias para na qualidade do traço de projetos e, por consequência, a melhora do produto final a ser produzido.

Foi diante dessa situação que criou-se um sistema chamado Building Information Modeling, traduzindo para o português, Modelagem de Informação da Construção, famoso BIM.

Mas o que é BIM?

A BIM nada mais é que um processo holístico de gerenciamento e criação de informações para um recurso construído. Baseado em um modelo inteligente e habilitada por uma plataforma na nuvem, a plataforma integra dados estruturados e multidisciplinares para produzir uma perfomance digital de um recurso em todo seu ciclo de vida, desde o planejamento do projeto até a construção e as operações.

  • Para que serve a BIM?
  • A BIM é uma plataforma muito usada para criar e gerenciar dados durante todo o processo do projeto, construção, operações e afins. Ela integra dados multidisciplinares que criam representações digitais detalhadas que são gerenciadas por uma outra plataforma aberta na Nuvem para colaboração da equipe em tempo real.

    O uso da BIM oferece uma melhor tomada de decisão, maior visibilidade, opções melhores e mais sustentáveis, além da economia de custos.

Vantagens de usar a BIM na Engenharia Civil

  • I. Redução de Custos
  • Otimizar a estrutura de custos de produção e de execução de projetos, tem sido uma busca constante nas indústrias, visto que há aí um caminho seguro para a lucratividade e aumento da competitividade no mercado.

    Ao ter a BIM como uma espécie de bússola, as organizações podem contar com uma grande impulso na economia de recursos.

    Entre as diversas possibilidades ressaltamos as seguintes:

    - Execução das tarefas em menor tempo;

    - Base de dados atualizada, eliminando assim, erros na gestão do estoque e de compras;

    - Efetividade nas estimativas dos custos de produção;

  • II. Aumento da produtividade
  • A utilização da BIM faz com que o tempo de execução de diversas tarefas durante o projeto seja reduzido. Além disso, há também a facilidade da localização de dados e o incentivo à fluidez das comunicações entre as equipes.

  • III. Redução de Impacto Ambiental
  • A capacidade de fornecer e armazenar dados refinados, gera ao BIM excelentes resultados quando falamos de estudos de impacto ambiental.

    Através dele é possível levantar com detalhes, previsão de emissão de poluentes, impacto das construções às comunidades locais, alterações no ambiente e ecossistemas da região, mapeamento de áreas vulneráveis a perfurações, etc.

Tipos de projetos BIM

O processo de BIM fornece suporte à criação de dados inteligentes que podem ser utilizados em todo o ciclo de vida de um projeto de edificações um infraestruturas.

  • Planeje
  • Forneça informações à sua equipe de planejamento combinando dados de captura do mundo real para gerar modelos contextuais dos ambientes construídos e natural.

  • Projete
  • Aqui estão as tarefas de projeto conceitual, análise, detalhamento e até mesmo documentação.

    O processo de pré-construção inicia-se com o uso de dados de BIM para informar as equipes responsáveis por cronogramas e logística.

  • Construa
  • Aqui, a fabricação tem início, usando as especificações da BIM.

    A logística da construção do projeto é compartilhada com empresas contratadas e empreiteiras, assegurando assim a sincronização e a eficiência dos objetivos.

  • Opere
  • Os dados da BIM são encaminhados às ações de operação e manutenção dos recursos concluídos.

    Os dados BIM poderão ser usados em tarefas de reforma ou mesmo desconstrução, com economia de custos.

    Gostou desse conteúdo? Acompanhe a gente nas redes sociais e fique por dentro de tudo que está rolando no mercado de Presidente Prudente e região!