A importância da acessibilidade
A acessibilidade é um direito assegurado por lei, no entanto, é muito comum encontrarmos algumas edificações que ainda apresentam obstáculos arquitetônicos. Leia mais sobre o assunto abaixo!
A lei denominada NBR 9050: acessibilidade a edificações, mobiliário, espaços e equipamentos urbanos, criada em 1983, estabelece alguns parâmetros e critérios técnicos que devem ser observados em relação ao projeto, construção, instalação e adaptação do meio urbano e rural, e de edificações às condições de acessibilidade. Dessa maneira é possível garantir o direito de acesso e mobilidade de todos os cidadãos previstos em lei.
Apesar das leis que garantem a acessibilidade, infelizmente, ainda é possível encontrar ambientes públicos e privados, que apresentam erros arquitetônicos para pessoas com deficiência.
Mas, o que é acessibilidade?
Nada mais é que aquilo que possui fácil acesso. Além de ser uma preocupação da Arquitetura e Urbanismo. A acessibilidade está ligada ao fornecimento de melhores condições às pessoas que possuem algum tipo de deficiência e/ou limitação física, para a utilização com autonomia e principalmente segurança total ou assistida, de espaços coletivos e públicos.
Em um censo realizado em 2010 pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) mostrou que 45,6 milhões de pessoas haviam declarado algum tipo de deficiência (visual, motora, mental ou auditiva). Esse número expressam a necessidade dos engenheiros promoverem constantemente a acessibilidade a todos, tanto no meio urbano quanto em construções, através de:
- - Piso tátil;
- - Rampas de acesso;
- - Sinais sonoro;
- - Luzes com sensor de movimento;
Qual é o objetivo do Engenheiro nessa situação?
O objetivo principal do profissional nesse caso é projetar e estruturar espaços que facilitem o acesso e a locomoção de todos, garantindo que todos os projetos estejam de acordo com a NBR 9050.
É muito importante que durante a execução dos projetos, o Engenheiro Civil responsável confira frequentemente se as normas estão sendo, de fato, cumpridas. Além do mais, cabe ao profissional elaborar métodos de acessibilidade nas cidades, e debater com outras pessoas da área sobre a importância da acessibilidade na construção civil.
Para que tenhamos um mundo inclusivo, os profissionais da engenharia e arquitetura são muito importante para facilitar o acesso das pessoas que possuem deficiências, á locais urbanos.
Gostou desse artigo? Confira outros: